Saiba quais são os públicos que procuram academias - Sevenfit

Blog Sevenfit

21 / mar

Saiba quais são os públicos que procuram academias

Fazer aulas em academia deixou de ser uma atividade para pessoas jovens e fortes em busca de um corpo sarado ou para perder aqueles quilinhos extras. Assim como a motivação que leva alunos a fazer matrículas todos os dias em atividades físicas, as idades também estão se diversificando. Dificilmente uma empresa não se sente tentada a variar o público, a oferecer exercícios diferentes e abrir turmas especiais. Para um investidor essa é a oportunidade de perceber as nuances do mercado, de atrair mais clientes e aumentar o faturamento.

Listamos aqui três faixas etárias que exigem atenção dos donos de academia e quais atividades são as mais procuradas conforme cada público. Confira!

Crianças e adolescentes

Crossfit kids

O público das academias está cada vez mais jovem, com adolescentes, crianças e atébebês fazendo atividades. Muitos pais têm optado por levar os filhos a espaços alternativos em substituição ao lazer nas ruas e nas praças públicas. A sensação de insegurança e os índices de criminalidade fizeram com que espaços privados se tornassem a melhor escolha.

O que oferecer: natação infantil e para bebês, ginástica, dança, artes marciais, crossfit kids, esportes em grupo, times competitivos. Também é possível investir em recreação e circuitos que aliem brincadeiras e exercícios físicos.

Jovens e adultos

1

Esse é, sem dúvida, o maior público que procura exercícios físicos e merece atenção especial. Até então, os motivos principais da busca por atividades eram emagrecimento, condicionamento físico e saúde. Porém, cresce rapidamente quem também quer aliviar as tensões, relaxar e fazer amigos. Encontrar modalidades que possam dar conta de objetivos tão distintos podem se transformar de desafio a oportunidade para empresários atentos.

O que oferecer: quanto mais atividade melhor. A variedade ajuda a atingir objetivos diferentes. Pode ser desde musculação, circuitos como crossfit ou exercícios funcionais, artes marciais, ou exercícios que ajudam a se soltar como dança ou mais leves como yoga e pilates.

Adultos não praticantes de exercícios físicos e idosos

wendy-arbuckle-seniors-pilates-class-

Apesar de não ser o principal grupo, este é o que vem apresentando maior crescimento. As academias precisam dar atenção especial para os adultos que nunca fizeram exercícios físicos e que agora estão em busca de um envelhecimento saudável. Também não podemos esquecer aqueles que estão na terceira idade, que chegam cheios de energia, querendo experimentar atividades diferentes, ter lazer e usufruir de turmas exclusivas.

O que oferecer: exercícios de baixo impacto como hidroginástica, musculação, dança, pilates, natação, artes marciais, crossfit e ginástica.

É hora de investir 

Se ainda não se decidiu se vale a pena investir em academias, é a hora de avaliar e fazer planos. Mesmo em tempos de crise econômica, os setores que trabalham com saúde e bem-estar estão faturando muito, o mercado brasileiro tem crescido rapidamente. Para entrar neste nicho e agradar os clientes é preciso avaliar, entender o público e suas necessidades e diversificar. Inovação é a palavra de vez para quem abre a primeira academia ou quer ampliar os negócios.

 

Deixe seu comentário

Quer receber dicas para seu box ou academia? Cadastre-se em nossa newsletter

Já curtiu nossa página no Facebook?

Curtir página

Quer saber mais?
Fale com um consultor Sevenfit